SOBRE NÓS!
Antes da impressão, todo tipo de escrita, como os desenhos e as primeiras letras, tinha que ser feita manualmente. Essa escrita era feita em materiais nobres e difíceis de manusear como argila, papiro ou pergaminhos. O antecedente mais antigo conhecido como meio de impressão foram os rolos para selar, que começaram a ser usados na Babilônia.
Mais tarde, os chineses deram os primeiros passos na invenção da imprensa encontrando um procedimento que lhes permitiu obter muitas reproduções iguais de um documento original, sem fazer as cópias manualmente. Este procedimento é chamado de xilografia e consiste em fazer a impressão com a ajuda de tábuas de madeira. Esta placa de madeira é esculpida e para imprimir é necessário passar tinta em cima e depois “carimbar” o conteúdo na superfície desejada.
Ao longo dos anos, esta técnica chega à Europa e assim são impressas folhas soltas, como: selos de santos, calendários, cartas, entre outros. A técnica teve seu auge com o uso de caracteres removíveis de latão, cobre e chumbo. Por volta de 1430 na Holanda e na Alemanha, os primeiros livros xilográficos são impressos.